DPVAT 2019 quem tem direito?

DPVAT 2019 quem tem direito – O DPVAT é um dos seguros mais importantes do transito, o mesmo garante o direito é a indenização de todas as vítimas em caso de acidente de transito que envolva veículos automotores da modalidade terrestre, o mesmo é um seguro anual obrigatório, sendo assim é possível que em caso de acidente todas as vítimas, desde que as mesmas estejam em território brasileiro sejam seguradas com o seguro, isso independente de culpado, todos os envolvidos recebem a assistência.

Para os condutores, o pagamento da parcela do seguro obrigatório é uma das condições para receber o Licenciamento 2019 do veículo, mas não são só os motoristas que têm direito à indenização: Quem tem direito ao DPVAT 2019 são todos os envolvidos em acidentes de trânsito, sejam condutores, passageiros, ou pedestres envolvidos em acidente que envolva lesão corporal.

O seguro DPVAT 2019 só pode ser acionado em casos de invalidez permanente, parcial ou morte no caso de vítimas fatais. A empresa responsável pelo o seguro DPVAT é nomeada como seguradora líder, além disso, todos os procedimentos e atendimentos médicos prestados as vítimas dentro é claro do perfil de solicitação do DPVAT é reembolsado.

DPVAT 2019 - Seguro Obrigatório
DPVAT 2019 – Seguro Obrigatório

É importante que fique claro que todas as pessoas que pagam o seguro obrigatório DPVAT tenham conhecimento que o mesmo não cobre nenhum dano pessoal, vindo de procedência de roubo, furto, colisão ou incêndio envolvendo mais de um veículo, o seguro cobre exclusivamente o ser humano que por conta do acidente sofreu danos que podem mudar a vida de qualquer pessoa.

Por isso, orienta-se que não saia por aí circulando em rodovias ou estradas em que o veículo não seja seu, pois em caso de acidente pode ocasionar uma série de problemas tanto para o condutor quanto para as vítimas. Vale lembrar que esse imposto é pago juntamente ao IPVA, imposto cobrado de todo o proprietário de um veículo automotor.

Quem tem direito ao seguro DPVAT 2019

Podem solicitar o acionamento do Seguro obrigatório DPVAT 2019 todas as pessoas envolvidas em um acidente de trânsito, que tenham sofrido óbito, invalidez permanente, invalidez parcial, ou mesmo apenas o reembolso de despesas médicas.

Terão direito ao benefício condutores, carneiro, passageiro, e até mesmo pedestres envolvidos em atropelamento. Em suma, qualquer pessoa que se envolva em acidente de trânsito que envolva lesão corporal, terá direito a receber o seguro DPVAT.

Nos casos em que tem vítimas fatais todos são indenizados, nesse caso o seguro é extensivo a todos os dependentes é assegurado pelo o Ministério da Fazenda por lei.

Prazo para dar entrada no DPVAT

A partir da data de envolvimento em acidente de trânsito, a vítima (ou seu beneficiário, em caso de óbito) terá direito a dar entrada no pedido de indenização do seguro DPVAT 2019.

Caso a vítima do acidente tenha menos de 16 anos, o prazo de 3 anos só começará a contar a partir da data em que o beneficiário completa os 3 anos de idade.

Em caso de acidentes que resultam em invalidez parcial ou permanente, o prazo para dar entrada no seguro será de 3 anos a contar a partir da emissão de laudo conclusivo do IML (instituto médico Legal), ou da data de alta definitiva do relatório médico, em caso de internação hospitalar.

Documentos para dar entrada no DPVAT 2019

Para dar entrada no Seguro DPVAT, a vítima de acidente de trânsito precisa ter em mãos os seguintes documentos:

  • CPF e RG da vítima – ou outro documento de identificação válido;
  • Boletim de Ocorrência – Original ou Fotocópia, com carimbo e assinatura do delegado de polícia ou escrivão;
  • Autorização e pagamento – Formulário preenchido pela vítima contendo os dados de depósito da vítima ou beneficiário;
  • Documentos do beneficiário – seja a própria vítima ou terceiro – Documento de indenização, CPF, Comprovante de residência.

Em caso de Indenização por morte

  • Certidão de óbito da vítima;
  • Certidão de necropsia, ou laudo cadavérico da vítima.

Em caso de indenização por Invalidez

  • Laudo médico do IML;
  • Boletim de atendimento Hospitalar.

Em caso de reembolso de despesas médicas

  • Relatório do médico assistente (fotocópia);
  • Comprovantes originais das despesas hospitalares;
  • Relatório do dentista (apenas se a vítima teve de fazer tratamento dentário em consequência do acidente de trânsito).

Valor do Seguro DPVAT

Se o acidente de transito envolver um veículo que consta de maneira irregular com o seguro DPVAT, ou seja, não efetua o pagamento do seguro, apenas o proprietário do veículo perde qualquer direito de ser segurado pelo o benefício, sendo assim todas as demais vítimas envolvidas no acidente serão indenizadas. O não pagamento do seguro DPVAT 2019 não acarreta em multas ou encargos para o proprietário, porém implica em uma série de irregularidades a qual o dono do veículo fica ilegal com as leis brasileiras de transito. Veja mais:

O valor do seguro DPVAT vai variar muito de acordo com a cobertura do seguro, despesas médicas e hospitalares ocasionadas pelo o acidente tem cobertura de até R$ 2.700 reais por vítima, indenização por morte ou invalidez permanente o beneficiário pode receber até R$ 13.500 reais.

Mantenha o pagamento do seguro DPVAT 2019 em dia, o acidente estar no detalhe nunca se sabe quando pode acontecer é quando você pode precisar.

Valor do Seguro DPVAT 2019
Valor do Seguro DPVAT 2019
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *