IPVA 2018

Quem é proprietário de automóvel, seja ele carro ou moto, é necessário lidar com uma série de impostos. Esses impostos, muitas vezes, são instituídos pelo governo municipal ou estadual, como é o caso do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, também conhecido pela sigla IPVA. O IPVA é um dos tributos cobrados anualmente sobre os automóveis, independentemente do tipo de veículo. Então, quer ficar um pouco mais informado sobre o IPVA 2018? Leia o artigo abaixo e informe-se!

IPVA 2018
IPVA 2018

Consulta ao IPVA 2018

Consulta IPVA
Consulta IPVA

A consulta IPVA 2018 pode ser realizada diretamente no site do Departamento de Trânsito de seu estado. Geralmente, esses órgãos costumam disponibilizar essa ferramenta de consulta ao tributo no menu principal em uma posição de destaque. Portanto, basta visitar o site do Detran atentamente para achar a plataforma de consulta IPVA Para efetivar a consulta, é preciso que esteja com a numeração da placa do veículo e também o código RENAVAM.

Tabela IPVA 2018

A tabela do IPVA 2018 é o meio pelo qual os contribuintes devem se informar a respeito dos prazos de pagamento dos impostos. Todos os anos, essa tabela passa por uma reformulação. Portanto, a tabela do IPVA referente ao ano passado não servirá mais para este ano. A maioria dos departamentos de trânsito organizam as datas de pagamento da primeira, segunda e terça parcela de acordo com o número final da placa. A tabela do IPVA serve para todos os tipos de veículos: automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similar. Ela é unificada.

Uma ótima dica para não perder os prazos de pagamento do imposto é imprimindo a tabela IPVA 2018 e fixar num lugar bem visível, como o guarda-roupa ou mesa de seu escritório, por exemplo.

Valor IPVA 2018

valor do IPVA 2018 é definido pela Secretaria da Fazenda mediante publicação no Diário Oficial da União ou Diário Oficial do Estado. Os valores dos tipos de veículos diferem um do outro. Portanto, é preciso que faça uma consulta voltada para o seu veículo, já que motos, caminhões, camioneta e utilitários não possuem valor similar.

O valor arrecadado pelo imposto veicular é destinado para o Governo Estadual (50%) e Governo Municipal (50%). A administração pública pode utilizar esse tributo arrecado para qualquer fim. Não uma determinação que especifico o destinatário do valor arrecadado.

Valor do IPVA 2018
Valor do IPVA 2018

Confira também:

Pagamento do IPVA

O pagamento do IPVA pode ser realizado em algumas das principais instituições financeiras do País. O contribuinte poderá realizar o pagamento deste tributo em alguma agência ou correspondente bancário:

  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • HSBC;
  • Casas lotéricas credenciadas à CEF.

Em muitos casos, é preciso levar apenas a numeração do RENAVAM. Os funcionários costumam realizar o levantamento do IPVA 2018 diretamente no sistema. No entanto, o proprietário com RENAVAM que não estiver no banco de dados, deverá utilizar a guia de pagamento do IPVA.

Pagamento do IPVA
Pagamento do IPVA

Qualquer dúvida sobre o imposto é recomendado que ligue para sede do Departamento de Trânsito de seu estado.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *